sexta-feira, 29 de julho de 2022

Negócios em Alta: Conheça os mercados que mais cresceram no Brasil em 2021

 


No ano de 2021, as tendências de negócios em alta se mantiveram muito similares ao ano de 2020. 

Isso porque os impactos da pandemia ainda permaneciam na economia e nos hábitos das pessoas também.

Um estudo elaborado pelo Sebrae, em 2021, estimava que o tempo até a normalização da economia brasileira iria até o fim de 2022, mesmo com ampliação da cobertura vacinal.

Até que a economia voltasse ao “normal”, muitos empreendedores sofreram com a crise.

Cerca de 79% das pequenas empresas relataram queda no faturamento por conta dos efeitos da pandemia.

Ou seja, definitivamente houve uma grande adaptação em que o empreendedor teve de se preocupar e colocar em prática.

Nesse cenário de crise, o planejamento de negócio e a gestão financeira nunca foram tão importantes, assim como a necessidade de entender as novas necessidades de mercado.

Por isso, em 2021, os principais negócios em alta se mantiveram os seguintes:

- clubes de assinatura;
- infoprodutos;
- venda de alimentos saudáveis;
- delivery;
- venda de roupas (roupas novas e brechós);
- desenvolvimento de aplicativos;
- venda de cosméticos naturais;
- consultoria financeira;
- cursos online;
- serviços de TI.

Venha fazer Ciências Contábeis
Venha ser Campo Real !


quinta-feira, 28 de julho de 2022

Casos de Sucesso: Elon Musk - Conheça a trajetória do homem mais rico do mundo

 


Elon Reeve Musk nasceu em 1971, na cidade de Pretória, na África do Sul.

Apesar de sempre ter sido considerado uma criança muito inteligente, teve uma infância difícil com um pai abusivo e sofrendo bullying no colégio.

Aos 17 anos se mudou para o Canadá, onde estudou física pela Queen’s University.

Seis anos depois, trocou o Canadá pelos Estados Unidos, onde conquistou uma vaga no programa de PhD da Universidade de Stanford, porém abandonou o curso.

Seu primeiro grande negócio foi o Zip 2, uma plataforma online de jornais, futuramente vendida por 300 milhões de dólares.

Com essa venda, Elon criou a X.com, que viria a se tornar o PayPal, sendo vendida para o eBay em 2003.

Com o dinheiro da venda do Paypal, Musk investiu na SpaceX, fundada pelo próprio em 2002, voltada para a área aeroespacial.

Um dos empreendimentos mais famosos é a Tesla Inc., voltada para a área automobilística, focada em criar veículos que utilizam apenas energia limpa para seu funcionamento.

Em 2012, o empreendedor assinou o The Giving Pledge, comprometendo-se a doar metade da sua fortuna até o final de sua vida. Além de outros projetos filantrópicos.

Hoje Elon Musk é conhecido mundialmente por fundar e liderar empresas como SpaceX, Tesla, Hyperloop, Neuralink, Startlink, The Boring Company e SolarCity.

A fortuna do bilionário é estimada em US$ 151 bilhões de dólares, segundo o ranking da Forbes de 2021.

Venha fazer Ciências Contábeis

Venha ser Campo Real !

Dicionário de Contabilidade: Margem de Contribuição

 


Margem de contribuição é o mesmo que ganho bruto sobre as vendas, ou seja, o que sobra de receita para a empresa depois de pagar o custo de produção e os impostos sobre os produtos e serviços (as chamadas despesas variáveis).

Esse dinheiro restante é usado para pagar os gastos fixos da empresa (aluguel, folha de pagamento, manutenção, etc.) e constituir o lucro do negócio para sócios e acionistas.

Logo, a margem de contribuição é um indicador fundamental para avaliar o desempenho financeiro da empresa, pois mostra se a receita é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar.

O termo “contribuição”, no caso, se refere a quanto o valor de venda do produto ou serviço contribui para cobrir os gastos do negócio. 

Logo, o empreendedor pode calcular a média da margem de contribuição para todos os produtos e serviços e também fazer o cálculo unitário.

A partir desses valores, é possível analisar a lucratividade do negócio, calcular o ponto de equilíbrio, precificar produtos, criar uma estratégia de venda, entre outras aplicações.

Venha fazer Ciências Contábeis
Venha ser Campo Real !


terça-feira, 26 de julho de 2022

Entenda definitivamente o PIS/PASEP


O PIS/Pasep é a junção de dois fundos criados em meados da década de 70: o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). 

Com o objetivo de arrecadar recursos para contribuir com o bem-estar de trabalhadores assalariados, o nome se manteve no imposto que hoje ampara o Abono Salarial.

Hoje em dia o valor arrecadado é armazenado no FAT, fundo que gera atualmente os benefícios sociais do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial. 

Para receber o Abono Salarial, proveniente do imposto PIS/Pasep, o trabalhador assalariado deve estar cadastrado há pelo menos 5 anos; ter contrato em carteira de ao menos 30 dias no ano-base (em 2022, considerado o ano de 2020); e ter recebido média de até 2 salários mínimos durante aquele período.

Entre as regras para recebimento do Abono Salarial também consta a necessidade de vínculo empregatício com empresas, então trabalhadores domésticos ou menores aprendizes não entram na lista daqueles que têm direito a esse valor a mais em relação a 2020.

O pagamento do Abono Salarial é escalonado – e o determinador de quando o trabalhador de empresas privadas pode receber é sua data de nascimento.

Venha fazer Ciências Contábeis

Venha ser Campo Real !

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Obrigação tributária é diferente de Obrigação fiscal que é diferente de Obrigação contábil

 

Obrigações tributárias são relações jurídicas entre um credor, o Estado, e um devedor, a empresa. 

Trata-se da obrigatoriedade do pagamento dos impostos, mas também da apresentação de uma série de documentações legais e cumprimento de regras. 

Já as obrigações fiscais, também são chamadas de obrigações acessórias, que são as que geram os tributos a serem pagos, por exemplo: a emissão da nota fiscal e a declaração do Imposto de Renda. 

As obrigações principais (obrigações tributárias) estão ligadas ao ato de pagamento – trata-se da arrecadação dos impostos em si. 

Já as obrigações acessórias (obrigações fiscais) são geradoras dos valores a serem arrecadados, mas acabam por gerar também uma obrigação principal ao serem descumpridas, pois são passíveis de multa quando não executadas.

E para que as obrigações tributárias e fiscais sejam cumpridas pelo seu negócio, é preciso que uma série de apurações e relatórios sejam realizados – diversos deles obrigatórios para a manutenção da documentação da empresa em dia. 

Como os contadores estão diretamente envolvidos nesse processo, são também chamadas de obrigações contábeis. 

Na verdade, são estes levantamentos contábeis que garantem que a sua empresa poderá cumprir com as obrigações tributárias – então são imprescindíveis para o funcionamento correto dos negócios.

Venha fazer Ciências Contábeis

Venha ser Campo Real !

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Desvendando a Carteira de Trabalho Digital para o Empregador

 


A carteira de trabalho digital para o empregador irá funcionar da mesma forma que para os funcionários, as empresas deverão fazer todas as admissões, demissões e anotações por meio da internet, o que facilita bastante esse processo. 

Outra questão importante é que na carteira de trabalho online, diferente da carteira física, não existe uma numeração específica, assim, a empresa consegue fazer todas as transações utilizando apenas o CPF do colaborador. 
Sem precisar da carteira para realizar anotações de forma física.

Toda essa iniciativa de digitalização de documentos trabalhistas, possui relação com a criação do eSocial, um projeto do Governo Federal que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em um único lugar. 

Com o eSocial as empresas não precisam mais fazer anotações na carteira impressa, nem mesmo preencher a carteira de trabalho digital. 

Isso porque, as informações lançadas no sistema do eSocial migrarão automaticamente para a CTPS digital.

Essa mudança facilitou todo o processo de admissão.

Venha fazer Ciências Contábeis
Venha ser Campo Real !


quinta-feira, 21 de julho de 2022

Esqueci de emitir uma Nota Fiscal. E agora ?

 

Deixar de emitir uma nota fiscal pode acarretar diversos problemas. 

A lei 4.729/1965 decreta que não emitir a NF é considerado crime de sonegação fiscal.

Assim, se esquecer de emitir nota fiscal, ou deixar de gerar esse documento intencionalmente, é considerado um crime e passível de multa e até de detenção.

Considerando que a nota fiscal é fato gerador do imposto — ou seja, é a partir da sua emissão que são gerados os tributos a serem pagos —, sem ela não há como a sua empresa contribuir corretamente.

Vale lembrar também que a Receita Federal pode, a qualquer tempo dentro de um prazo de até 5 anos, solicitar as notas fiscais emitidas por sua empresa para verificação.

Caso não as apresente, ou apresente com erros na emissão, você pode receber multas que variam entre 10% a 100% sobre o valor de cada nota fiscal que for autuada. Inclusive, essa percentagem pode ser acumulativa.

Dependendo da gravidade da sonegação, os responsáveis pela empresa podem ser detidos por um período que varia entre 6 meses a 2 anos.

Não existe prazo para emitir nota fiscal, seja ela de produtos, seja ela de prestação de serviços.

Entretanto, no caso de mercadorias que vão circular, o documento fiscal deve ser emitido antes no início do processo.

Já no caso dos prestadores de serviço, a nota fiscal pode ser gerada tão logo o cliente tenha acesso ao serviço contratado.

Venha fazer Ciências Contábeis

Venha ser Campo Real !

quarta-feira, 20 de julho de 2022

 


Lucro Real é a regra generalizada para a coleta do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Embora seja considerado um regime padrão, o lucro real possui maior complexidade em relação ao simples nacional ou lucro presumido, sendo que o processo de cálculo do lucro contábil é um pouco mais longo, envolvendo a apuração da própria empresa e os ajustes (positivos e negativos) da legislação fiscal.

A adesão ao Lucro Real torna-se obrigatória nos casos de empresas que possuem faturamento superior a R$78 milhões no período de apuração, assim como também as organizações dos seguintes setores:

- Setor Financeiro: Incluindo bancos, instituições independentes, cooperativas de crédito, seguro privado, entidades de previdência aberta e sociedades de crédito imobiliário.

- Empresas que obtiveram lucros e fluxo de capital com origem estrangeira.

- Factoring: Empresas que exploram atividades de compras de direitos de crédito como resultado de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços.

- Empresas com benefícios fiscais como a redução ou isenção de seus impostos.

Estando todas as empresas que se encaixam no setor ou faturamento acima condicionadas a adotar esse regime tributário.

Venha fazer Ciências Contábeis

Venha ser Campo Real !

O que é o Carnê Leão ?

 


O Carnê-Leão é um recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior. 

Estes pagamentos são, geralmente por pensão alimentícia ou trabalhadores sem carteira assinada, como autônomos e profissionais liberais.

Devem declarar os rendimentos no Carnê Leão também as pessoas que alugam casas, por exemplo. Em regra, se recebe de pessoas físicas, sem imposto direto na fonte, deve realizar a declaração ao Carnê Leão.

Sendo assim, pessoas físicas que recebem mais de R$ 1.998,00 por mês, sem retenção na fonte, são obrigadas a declarar essa renda através do carnê Leão. 

O programa é anual e pode ser baixado no site da Receita Federal ou solicitar que um contador faça isso. 

Com ele é possível fazer o cálculo do seu imposto devido, levando em conta as alíquotas do IRPF atualizado.

Venha fazer Ciências Contábeis

Venha ser Campo Real !

Contabilidade entre as Profissões de maior Empregabilidade

  Um novo estudo realizado pelo Instituto Semesp analisou a taxa de empregabilidade para os formados em diferentes áreas de atuação no país,...