Obrigações tributárias são relações jurídicas entre um credor, o Estado, e um devedor, a empresa.
Trata-se da obrigatoriedade do pagamento dos impostos, mas também da apresentação de uma série de documentações legais e cumprimento de regras.
Já as obrigações fiscais, também são chamadas de obrigações acessórias, que são as que geram os tributos a serem pagos, por exemplo: a emissão da nota fiscal e a declaração do Imposto de Renda.
As obrigações principais (obrigações tributárias) estão ligadas ao ato de pagamento – trata-se da arrecadação dos impostos em si.
Já as obrigações acessórias (obrigações fiscais) são geradoras dos valores a serem arrecadados, mas acabam por gerar também uma obrigação principal ao serem descumpridas, pois são passíveis de multa quando não executadas.
E para que as obrigações tributárias e fiscais sejam cumpridas pelo seu negócio, é preciso que uma série de apurações e relatórios sejam realizados – diversos deles obrigatórios para a manutenção da documentação da empresa em dia.
Como os contadores estão diretamente envolvidos nesse processo, são também chamadas de obrigações contábeis.
Na verdade, são estes levantamentos contábeis que garantem que a sua empresa poderá cumprir com as obrigações tributárias – então são imprescindíveis para o funcionamento correto dos negócios.
Venha fazer Ciências Contábeis
Venha ser Campo Real !
Nenhum comentário:
Postar um comentário