No ano de 2021, as tendências de negócios em alta se mantiveram muito similares ao ano de 2020.
Isso porque os impactos da pandemia ainda permaneciam na economia e nos hábitos das pessoas também.
Um estudo elaborado pelo Sebrae, em 2021, estimava que o tempo até a normalização da economia brasileira iria até o fim de 2022, mesmo com ampliação da cobertura vacinal.
Até que a economia voltasse ao “normal”, muitos empreendedores sofreram com a crise.
Cerca de 79% das pequenas empresas relataram queda no faturamento por conta dos efeitos da pandemia.
Ou seja, definitivamente houve uma grande adaptação em que o empreendedor teve de se preocupar e colocar em prática.
Nesse cenário de crise, o planejamento de negócio e a gestão financeira nunca foram tão importantes, assim como a necessidade de entender as novas necessidades de mercado.
Por isso, em 2021, os principais negócios em alta se mantiveram os seguintes:
- clubes de assinatura;
- infoprodutos;
- venda de alimentos saudáveis;
- delivery;
- venda de roupas (roupas novas e brechós);
- desenvolvimento de aplicativos;
- venda de cosméticos naturais;
- consultoria financeira;
- cursos online;
- serviços de TI.
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