Uma pesquisa recente realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou um aumento expressivo na contratação de funcionários nos pequenos empreendimentos no começo deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. As informações, obtidas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que houve um crescimento de 52% na quantidade de empregos criados por micro e pequenas empresas (MPE) em janeiro de 2024, em relação a 2023.
Em janeiro de 2024, a economia brasileira gerou 180,3 mil empregos, dos quais 62% foram destinados às Micro e Pequenas Empresas. Esse crescimento significativo é evidenciado pelos números, com um acréscimo de 112 mil novas vagas no mês inicial deste ano, comparado aos 74 mil postos de trabalho criados no mesmo período do ano anterior nas micro e pequenas empresas.
Décio Lima, presidente do Sebrae, ressaltou a importância do Brasil como modelo no continente americano, buscando expandir novas oportunidades em parceria com entidades internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Nas áreas de prestação de serviços, edificação e indústria manufatureira, as micro e pequenas empresas se destacaram como as principais impulsionadoras da criação de postos de trabalho, demonstrando sua influência benéfica na economia.
Com o intuito de assegurar a evolução e a consolidação dos empreendimentos de pequeno porte, o líder do Sebrae promoveu uma relevante reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O evento, realizado em Brasília, visava estabelecer acordos e iniciativas para promover o aumento de postos de trabalho e renda nesse segmento essencial da economia do país.
A participação de membros do ramo do comércio de São Paulo, com a presença de Roberto Folgueral, vice-presidente da FCDL SP, evidencia o comprometimento de variados setores na procura por alternativas que estimulem o progresso contínuo das microempresas.
Olhando para trás, o líder do Sebrae ressalta que em 2023 as MPE foram responsáveis por 80% dos postos de trabalho criados, superando as expectativas do mercado. Com base nesse histórico positivo, é esperado que o desempenho em 2024 supere ainda mais as projeções, consolidando os pequenos negócios como motores fundamentais da economia brasileira.
Venha fazer Ciências Contábeis na Campo Real