Uma pesquisa realizada em maio constatou que 21,5% dos especialistas brasileiros esperam que 2023 seja o pior ano fiscal em cinco anos. Para a maioria deles (71% dos entrevistados), a pressão sobre a conta afeta o desempenho no trabalho.
Para fazer frente a esse cenário de estresse econômico, os trabalhadores adotam algumas medidas, tais como reduzir gastos com alimentação, buscar trabalhos adicionais e fazer horas extras para complementar a renda. Além disso, cortar despesas com transporte e moradia também são ações tomadas para aliviar as finanças.
A pesquisa corrobora essa percepção, mostrando que 71% dos entrevistados afirmam que a vida financeira impacta diretamente no desempenho profissional.
Quando questionados sobre como a gestão pode ajudar os funcionários com dificuldades financeiras, 50% disseram que oferecem cursos de educação financeira, outros 50% disseram que oferecem aconselhamento financeiro, foram mencionados benefícios jurídicos, como aconselhamento físico e aconselhamento psicológico.
Venha fazer Ciências Contábeis na Campo Real