Recentemente várias personalidades estão suspendendo seus trabalhos devido aos cuidados com a saúde mental, tema que deveria ser mandatório entre todos, inclusive e principalmente entre as empresas.
Não é necessário ser um artista ou atleta de alta performance para sofrer com problemas psicológicos e perceber que é hora de desacelerar.
De acordo com a consultoria Robert Half, em uma pesquisa recente apontou que 49% dos recrutadores acreditam que os profissionais estão propensos a sofrer de burnout.
Segundo os recrutadores, as cinco principais razões que os levam a essa afirmação são cargas de trabalho mais pesadas (58%), falta de equilíbrio entre vida profissional e trabalho (58%), mais pressão para obter resultados (55%), e a alta demanda de trabalho concentrada em equipes reduzidas (51%).
Reconheça os sinais
Se o colaborador está cansado o tempo todo e mal consegue cooperar com colegas. Se é difícil se concentrar ou ter uma atitude positiva - e a vontade é de não fazer nada. Junto com a moral, a sua produtividade está no ralo.
Procure um médico
Se o colaborador tem uma gripe forte ou sinais de diabetes vai atrás do tratamento adequado e assim deve ser com doenças psicológicas.
A depressão não é diferente de qualquer outra condição crônica. Especialistas alertam que é possível tê-la e manter uma vida independente e produtiva. Só que é importante identificar a doença, obter a medicação - se for o caso - e cumprir corretamente as ordens médicas.
Decida quando e se vai falar para o seu chefe
O tipo de empresa em que se trabalha e o relacionamento com os supervisores interferem no quanto o empregado vai abrir sobre a sua depressão.
Cuide do corpo e da mente
Olhar para a sua saúde física vai ajudar a dormir melhor e a se alimentar de forma adequada (mesmo quando é difícil colocar comida na boca). Uma ideia é fazer caminhadas ou até tentar uma corrida, mesmo de leve - as endorfinas se agitam e podem aliviar alguns sintomas de depressão.
Se puder estar ao ar livre e próximo a um parque ou a natureza, tanto melhor. A meditação também ajuda algumas pessoas com depressão ou estresse. Não precisa de método: uma respiração profunda e lenta nos oxigena e nos faz sentir melhor.
Para os profissionais, fica a mensagem de entender o seu momento, e reconhecer que algo não está bem. Para as organizações, fica a dica: dentro de uma empresa, as pessoas - incluindo todas as faixas da pirâmide organizacional - são o bem mais valioso, porém o mais complexo e menos compreendido.
Venha fazer Ciências Contábeis na Campo Real !
Nenhum comentário:
Postar um comentário