Um bom controle do Capital de Giro da sua empresa é a chave para uma boa saúde financeira!
Capital de giro (ou ativo circulante) é o valor que a empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia — valor esse que é o resultado da diferença entre o dinheiro que você tem disponível e o dinheiro que você deve —, sejam elas fixas ou os gastos necessários para produção, comercialização ou prestação do serviço.
Dessa forma, ele diz respeito a uma reserva de recursos de rápida renovação, voltada a suprir as necessidades da gestão financeira do negócio ao longo do tempo.
Esses recursos concentram-se nas contas a receber, no estoque, no caixa ou na conta corrente bancária e influenciam no cálculo do ativo (como veremos melhor ali embaixo).
Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro líquido (CGL): CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
Como você pôde perceber, administrar o capital de giro do seu negócio significa avaliar o atual momento, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por tomadas de decisões em relação a compras, vendas e à administração do caixa.
Esteja sempre atento a esses fatores, pois uma administração ineficiente afeta drasticamente o fluxo de caixa da empresa.
Venha fazer Ciências Contábeis
Venha ser Campo Real !
Nenhum comentário:
Postar um comentário