terça-feira, 13 de maio de 2025

Analista contábil é destaque entre profissões de 2025

 

O cargo de analista contábil segue como uma das profissões mais promissoras em 2025, de acordo com o Guia Salarial da Robert Half. Com um mercado em transformação e exigências crescentes por digitalização, as empresas estão buscando profissionais atualizados e com forte base técnica e tecnológica.

Os valores salariais variam conforme o porte da empresa e a localização geográfica. Segundo a Robert Half, o salário médio aponta valores em torno de R$ 4.500 a R$ 6.000 mensais.

Entre as habilidades exigidas ao novo analista contábil, temos:
- Conhecimento em inteligência artificial aplicada à contabilidade;
- Domínio de análise de dados e ferramentas de BI;
- Inglês em nível intermediário;
- Experiência com sistemas ERP e tecnologia imersiva;
- Capacidade de interpretar legislações fiscais e tributárias.

Para consolidar uma carreira contábil sólida, o profissional deve manter-se atualizado e buscar diferenciais competitivos. Isso inclui:
- Participar de cursos e certificações;
- Adotar uma mentalidade analítica e estratégica;
- Entender a importância do próprio trabalho dentro da empresa;
- Investir em habilidades comportamentais (soft skills).

A valorização do analista contábil em 2025 reflete a necessidade de empresas cada vez mais preparadas para lidar com dados, conformidade e planejamento estratégico. Para os profissionais da área, este é o momento ideal para reforçar suas competências e buscar reconhecimento em um mercado que exige, cada vez mais, agilidade e visão de futuro.

Venha fazer Ciências Contábeis na Campo Real


quarta-feira, 7 de maio de 2025

Trabalhador poderá pedir demissão por sofrimento mental

 

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, em maio de 2025, proposta que permite ao trabalhador solicitar a rescisão contratual com direito à indenização em casos de sofrimento psicológico decorrente do ambiente de trabalho. A medida altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e exige laudo médico para comprovação, com exceção feita às pessoas com deficiência.

A alteração no capítulo que trata dos direitos dos trabalhadores tem o objetivo de impedir que convenções ou acordos coletivos possam flexibilizar a garantia.

Atualmente a CLT já prevê hipóteses em que o trabalhador pode pedir demissão e, ainda assim, ter acesso aos mesmos direitos da rescisão por parte do empregador. Essa modalidade é chamada de rescisão indireta, também conhecida como “justa causa do empregador”.

O Projeto de Lei 3324/2024 acrescenta o sofrimento psicológico comprovado como uma nova hipótese expressa, atendendo à crescente preocupação com a saúde mental no ambiente profissional.

A proposta ainda será analisada pelas seguintes comissões:

  • Comissão de Saúde;
  • Comissão de Trabalho;
  • Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Somente após a aprovação final na Câmara e no Senado Federal o texto poderá ser sancionado e incluído oficialmente na CLT.

Venha fazer Ciências Contábeis na Campo Real

Confira 5 dicas que podem impactar na carga tributária que a sua empresa recolhe

  Uma empresa é muito mais que suas finanças: não trata apenas de faturamento, investimento, folha de pagamento e outros aspectos rotineiros...