Empresas que atuam nos diversos ramos de atividade (comércio, indústria e prestação de serviços) enfrentam um problema bem parecido: como definir, adequadamente, seu preço de venda de modo que ele seja atrativo, justo e proporcione retorno em termos de lucratividade. Essa não é uma tarefa simples, porque pode envolver várias estratégias de competitividade de mercado.
A atividade comercial, de algum modo, é mais objetiva na formação de seu preço de venda porque as empresas comerciais, de varejo ou então de atacado, adquirem produtos acabados. Esses produtos são recebidos e estocados com o nome de mercadorias para revenda.
A atividade de prestação de serviços também exige um pouco mais de atenção, porque cada serviço pode ter especificidades que não se repetem. Consertar um veículo, por exemplo, pode ter nuances que só as oficinas e concessionárias conhecem. Cada modelo de automóvel é diferente e isso influencia bastante.
Desse modo, cada atividade tem seu nível de complexidade no momento do definir corretamente o preço de venda de seus produtos, mercadorias e serviços.
As informações da Contabilidade são de significativa relevância para empresas que utilizam critérios técnicos para a formação do preço de venda. Todavia, é na área comercial que o preço deve ser definido para fins de mercado.
Isso significa que, mesmo tendo conhecimento do valor do preço técnico apurado com base nos relatórios internos da empresa, há mais dois componentes que precisam ser considerados: a concorrência e a estratégia utilizada pela própria empresa.
Venha fazer Ciências Contábeis na Campo Real
Nenhum comentário:
Postar um comentário